Professor Lécio

DDA

 

Viajando na sala de aula

(Trabalhando com alunos distraídos, hiperativos e impulsivos)

 

Um aluno com Distúrbio do Déficit de Atenção / Hiperatividade Impulsividade (DDA/HI) pode, por ser muito agitado, virar uma sala de aula de “cabeça para baixo” ou ainda pode passar uma aula inteira “viajando na sala de aula” sem dar trabalho algum, porém, sem aproveitamento algum, também pode ter dificuldade de relacionamento devido a sua baixa auto-estima.

 

Lecio Castro de Melo

leciomelo@yahoo.com.br

https://leciomelo.blig.ig.com.br

 

Os educadores podem identificar os alunos com características DDA e, identificando, podem trabalhar de forma a obter os melhores resultados e também evitar a sua evasão escolar.

            O Aluno DDA tem um processamento cerebral diferente, e isso muitas vezes o leva a entender um assunto que o professor ainda não concluiu e após isto ter que ficar aguardando o término, como se isso fosse possível para um DDA, ou às vezes ficar distraído “viajando na sala de aula” enquanto os demais alunos copiam a matéria.

Para os educadores é de fundamental importância, identificar e identificando, saber trabalhar com alunos DDA que por suas características possuem um modo diferente de relacionamento com o mundo e com o processo ensino-aprendizagem, o educador deve ter em mente que só um especialista pode diagnosticar, porém, o educador é a primeira pessoa a perceber que a criança tem alguma deficiência e por isso deve procurar a família do aluno e solicitar a sua ajuda. É importante a participação do DDA no processo, pois ele sabe que é diferente, mas não entende como isso acontece, quer fazer, quer ajudar, quer ser obediente, porém não consegue, vê seus colegas fazendo tudo isso, sendo elogiados e isto aumenta sua baixa auto-estima.

 

 

IDENTIFICANDO ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DDA

 

É muito importante a identificação das características de cada aluno, principalmente dos DDAs, uma vez que sem esta identificação o educador jamais conseguirá penetrar no universo extremamente particular do DDA.

Para realizar esta identificação o educador precisará estar convivendo com o aluno há algum tempo, pois o DDA pode comportar-se de maneira exemplar quando está sendo observado, e até mesmo no inicio de um ano letivo devido aos novos estímulos produzidos por estas situações.

- Normalmente a caligrafia dos DDAs é ruim, resultado dos conflitos de velocidade do cérebro e do corpo;

- A distração é um ponto marcante do DDA, porém isso não significa que os DDAs não conseguem prestar atenção, eles precisam de um estímulo que sejam forte o bastante para prender sua atenção;

- Cadernos cheios de espaços em branco, palavras incompletas, deveres para-casa sem fazer, pelo simples motivo de estar “viajando na sala de aula” enquanto deveria estar escrevendo;

- Fala antes de pensar e depois fica tentando consertar, fala coisas de sua imaginação e depois não sabe porque disse e nem como consertar;

- A criança DDA pode ser muito calada, preferindo viver com seus pensamentos, podendo muitas vezes falar muito pouco;

- Dificuldade de relacionamento oriunda principalmente de um trio de comportamentos, baixa auto-estima, timidez e agitação;

- O DDA não fica quieto, muitas vezes até parece estar, mas por debaixo da carteira pode ter um pezinho quase furando o chão, mexe no lápis, na borracha, no chaveiro, no prego da carteira, e quando não tem essas coisas mexe no dedo, na mão...

 

 

UTILIZAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS PORTADORES DE DDA/HI

 

Ao identificar as características de cada aluno o educador deve saber utilizar estas características em proveito do aluno e da turma, melhorando a qualidade de vida do DDA, do educador e dos colegas.

Apesar da “dificuldade de aprendizado”, por não conseguir desacelerar o sistema nervoso, essa criança é geralmente muito inteligente, tem energia, curiosidade e uma enorme necessidade de explorar, tende a ser muito agarrada às pessoas e precisa de muita atenção e tranqüilização.

As características dos portadores de DDA podem ser utilizadas em seu desenvolvimento educacional, e isso pode aumentar sua auto-estima, melhorar o ambiente de relacionamento, evitar a evasão escolar, e criar os estímulos necessários para o seu desenvolvimento.

A Curiosidade e a necessidade de explorar podem ser utilizadas para incentivar a pesquisa, os alunos DDA gostam de descobrir coisas e se dedicam inteiramente quando tem os estímulos necessários, ao falar de pesquisa imagine a quantidade de estímulos que eles poderão ter em uma revista científica, em uma biblioteca e na internet;

A Criatividade pode ser muito utilizada pois os DDAs adoram inventar, fazem projetos maravilhosos, e isso pode ser utilizado pelo educador para desenvolver experimentos na sala de aula e na criação de atividades para-didáticas;

A Energia pode ser utilizada para desenvolver jogos, competições e até para ajudar nas atividades da sala, como, por exemplo, apagar o quadro, distribuir e recolher provas, coisas simples mas, que levam o DDA a se sentir valorizado;

O DDA tem uma constante necessidade de atenção e tranqüilização, gosta de ajudar e precisa de ajuda. Isso pode ser utilizado para criar um bom ambiente escolar e sua interação com os colegas, lembrando que o DDA dificilmente tentará se aproximar de alguém, porém, depois de iniciar o relacionamento, se torna um ótimo amigo;

A inteligência, que normalmente é acima da média, pode ser utilizada para auxiliar nos trabalhos didáticos dos demais alunos aumentando assim a sua auto-estima, e criando os estímulos que ele precisa para manter sua atenção.

 

 

Algumas dicas

 

- Uso de novidades e incentivos;

- Respostas escritas combinadas com atividades auditivas;

- Uso de colegas tutores;

- Elogios

- Reforço nas atividades;

- Membros do grupo com função pré-determinada;

- Utilização de cadernos e agenda de tarefas;

- Tarefas claramente definidas e expostas na sala;

- Instruções apresentadas visual e auditivamente;

- Apresentação de trabalhos e testes orais;

- Tarefas e atividades mais curtas;

- Enfatizar a parceria com os pais;

 

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

- Associação brasileira do déficit de atenção - ABDA. (TDA/HI)-Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade: Disponível em:

 

- Grupo de atenção e pesquisa sobre o transtorno de déficit de atenção - hiperatividade /impulsividade. TDA/HI. Sobre TDAHI: Disponível em:

 

- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: Entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas, e hiperativas. São Paulo: Gente, 2003.

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