Professor Lécio

Seis maneiras para concluir o Ensino Médio

26-02-2012 07:41

SEIS MANEIRAS PARA CONCLUIR O ENSINO MÉDIO

 

(Lecio Castro de Melo - Especialista em Metodologias de Ensino da Física)

 

Muitas são as causas que impedem as pessoas de concluírem os seus estudos, decorrente disso essas pessoas sofrem privações no campo profissional, social e cultural, mas também muitas são as formas e possibilidades ofertadas para que estas pessoas concluam os seus estudos e assim possam exercer a sua verdadeira cidadania.

Já é de conhecimento de todos, que o Mercado de Trabalho está cada vez mais competitivo, também é sabido que um bom currículo faz a diferença durante as contratações, desta forma a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio é uma necessidade para todos aqueles que pretendem ingressar em uma carreira funcional ou alcançar promoções.

Serão apresentadas seis formas para a conclusão do ensino médio, assim o futuro estudante poderá escolher a forma que mais adequada ao seu perfil. Nada impede a matrícula em mais de uma modalidade aumentando as chances de conseguir o diploma em menos tempo, sendo que é possível utilizar os resultados obtidos em uma delas juntamente com os obtidos em outra.

 

OENSINO REGULAR é a modalidade tradicional de ensino na qual o estudante frequenta os três anos do ensino médio em uma escola pública ou particular, devendo ter no mínimo setenta e cinco por cento de presença nas aulas e ser aprovado nas avaliações das disciplinas. Além do ensino tradicional ainda é ofertado pelo CEFET o ensino técnico, que possibilita ao estudante a obtenção de conhecimentos técnicos, que lhe serão de grande valia no mercado de trabalho.

 

AEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)tem uma dinâmica parecida com a do ensino regular, porém pode ser concluída com dois anos. O curso é presencial e também exige setenta e cinco por cento de presença, as atividades são desenvolvidas considerando que o estudante dispõe de pouco tempo para atividades externas e o período que o mesmo encontra-se afastado da escola. O CEFET, também dispõe de vagas para o ensino técnico, nesta modalidade de ensino. Será necessário ao futuro estudante verificar quais escolas oferecem a EJA.

 

OsCENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA (CESECS) são centros para funcionamento de Banca Permanente de avaliação. A dinâmica de estudos é bem interessante, o aluno faz a matrícula de uma disciplina por vez e tem um professor para auxiliá-lo nos horários que melhor encaixem a sua rotina, desta forma quando estiver preparado e a qualquer época, marca a sua avaliação. Em Divinópolis os estudantes devem procurar o CESEC “Dr . Fábio Botelho Notini”, na Av Divino Espírito Santo, 771, no bairro Sidil.

 

OsEXAMES SUPLETIVOS também conhecidos como exames de massa são oferecidos duas vezes ao ano: no mês de julho e no mês de dezembro, as inscrições são realizadas, geralmente, nos meses de abril e setembro. Para se submeter aos exames os candidatos poderão se matricular em cursos preparatórios ou se prepararem sozinhos. Aquele que não conseguir aprovação em todas as áreas inscritas poderá, no próximo exame, se inscrever para eliminar as áreas em que foi reprovado.

 

O TELECURSO é um sistema educação a distância que consiste em tele-aulasque são exibidas na Rede Globo, na TV Cultura, no Canal Futura, na TV Aparecidae na Rede Vida. As aulas tem uma duração de aproximadamente quinze minutos e podem ser assistidas em qualquer local e são dividas por matérias. Além dasaulas são disponibilizados materiais didáticos para cada disciplina. As avaliações ocorrem duas vezes por ano e as inscrições podem ser feitas pela internet.

 

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) poderá ser utilizado para obtenção do certificado de ensino médio desde que a pessoa que irá realiza-lo faça esta opção no ato da inscrição. Para que possa conseguir o certificado a pessoa deve obter ao menos quatrocentos pontos em cada uma das quatro áreas da prova e quinhentos pontos na redação. Com a nota obtida no ENEM o estudante poderá requerer o diploma do Ensino Médio e de acordo com resultado poderá tentar uma vaga nas faculdades e universidades.

Voltar

Procurar no site

Leciomelo. © 2011 Todos os direitos reservados.